A IMPORTÂNCIA DO BASQUETEBOL



Republica de Angola
Ministério da Educação
Colégio Mundo Novo




 
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA



TEMA:



A IMPORTÂNCIA DO BASQUETEBOL

INTRODUÇÃO

            Neste trabalho irei abordar acerca do Basquetebol. Basquetebol surgiu no EUA tendo sido proposto pelo professor James Naismith em 1891 (oliveira, 2012). A partir de 1912, iniciaram-se no Rio de Janeiro as primeiras partidas oficiais desta modalidade esportiva (oliveira, 2012; rodrigues e montagner, 2012).    Estudos têm apontado que, embora o basquetebol tenha origem fora do país, esta modalidade é uma das quatro mais praticadas nas aulas de educação física escolar no país (KRUG et al., 2012).    O ensino de educação física na escola é marcado por uma triste dicotomia: por um lado, parte dos alunos gosta das aulas e crêem na importância do esporte e, por outro, uma importante parcela a consideram chata e até desagradável (Betti e Liz, 2003).

Isso decorre em grande parte da concepção tradicional de ensino que é excludente, valoriza apenas o desempenho físico e deixa de considerar a cultura corporal.    Assim, o objetivo deste texto foi fazer uma breve abordagem de duas vertentes atuais que visam o ensino-aprendizagem do basquete na escola considerando também a importantíssima contribuição da visão social e da cultura corporal na educação física escolar.





 

 



























Importância do Basquete


Fisicamente, o basquete é um esporte bastante completo, que exige grande capacidade de explosão física e também de força muscular. Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço. Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.

Regras do Basquete

O objetivo central do basquetebol é fazer cesta no time adversário, ou seja, fazer com que a bola passe por dentro do cesto adversário. Você pode fazê-lo de várias maneiras como arremessando a bola (jogando a bola com as mãos), enterrando (forçando a passagem da bola, com as mãos, pelo cesto) ou tapeando (dar uma tapa na bola fazendo-a cair no cesto).

Mas sempre lembrando que deve-se respeitar as regras. O jogo começa no circulo central quando, o árbitro, joga a bola ao alto fazendo a disputa de salto entre as equipes. O jogo, atualmente, corre em 4 períodos de 10 minutos cada. O cronômetro desse tempo deve parar a cada saída de bola ou parada do jogo (quando a bola estiver morta). O árbitro deve sinalizar a mesa a parada do cronômetro.

A equipe só pode começar um jogo se os padrões do mesmo forem cumpridos. São eles:

1.Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar.

2.Deve ter um técnico, e se o time preferir um assistente de técnico.
3.Deve também possuir um capitão do time.
4.Deve ter um uniforme com uma cor predominante e uma segunda cor.

As Faltas (Contato Físico)

No basquetebol, todo e qualquer contato físico que influencie na jogada, sendo de ataque ou defesa, é falta. Geralmente da defesa, mas também há de ataque.Toda a vez que o defensor toca no atacante é falta mas a falta é dada apenas se o toque for relevante em relação ao jogo ou se for agressiva.

Para um marcador não fazer falta ele deve ficar com uma certa distância do atacante para prever sua jogada e deve também manter seus braços ou erguidos ou abaixados. braços para os lados é falta ou seja se estou atacando e correndo em linha reta e bato no braço (que no caso está para o lado) de um defensor, isso é falta a meu favor.

Um jogador também não pode empurrar, abraçar, cotovelar, segurar ou soquear o atacante, sendo que estes também não podem ser feitos para o defensor.



Regras de Drible

Essa é uma regra um pouco complicada. A caminhada. A regra diz que você pode dar 2 tempos de passos, mas há algumas regras para esta regra. Em primeiro lugar, antes de picar a bola, ou seja, quando você recebe um passe de bola, não se pode dar nenhum passo. Deve-se picar, passar ou arremessar a bola. Digamos que depois de picar você pare a bola com as mãos, agora você não pode mais picar.

Mas o esquema dos passos não é a única restrição. Você também não pode: picar a bola, pegá-la com as mão e picá-la novamente; Não pode picar a bola com ambas as mão juntas; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.

Tamanho da Quadra

A quadra de basquet é de 28 metros de comprimento e 15 metros de Largura.


Linhas de Sinalização


1.      Circulo centra situa – se no centro do campo, e tem um diametro de 3.6 metros, medido entre os limites exteriores da circoferencia.
2.      Alinha centra. E a que devide o campo em duas partes iguais. Esta linha central é paralela as linhas finais e estende – se de uma linha lateral até a outra prolongar – se 15 cm por fora delas.

Sinais de arbitragem do basquete

Drible ilegal ou dois dribles: quando o jogador pega a bola com as mãos, começa a quicar, para a bola nas mãos novamente, e quica de novo.

Transporte de bola: no momento do drible, o jogador pega a bola pela parte inferior, e não pelas laterais ou parte superior.

Três segundos: quando o jogador fica mais de 3 segundos dentro da área de 3 segundos no garrafão.

Cinco segundos: quando o jogador demora mais de 5 segundos para recolocar a bola em jogo.

Oito segundos: quando a equipe não leva a bola recuperada da área de defesa até o ataque em menos de 8 segundos.

CONCLUSÃO

            Conclui que, o ensino atual do Desporto na escola deve enfatizar os preceitos da iniciação esportiva universal, respeitando a cultura e bagagem cultural dos alunos, bem como integrando o esporte à escola e à comunidade e resgatando a cidadania, a motivação, o prazer e a alegria de jogar.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hstória da Ginastica e como surgiu

ESTUDO DOS IMPOSTOS COMERCIAIS

A VIDA DO HOMEM NA SOCIEDADE